Assembleia da AMM fortalece integração regional e debate pautas estratégicas para os municípios das Missões

A Associação dos Municípios das Missões (AMM) realizou, na manhã desta sexta-feira, 19 de junho, sua Assembleia Geral Ordinária, tendo como sede o Sindilojas, em Santo Ângelo. O encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas dos municípios missioneiros para discutir temas estratégicos, alinhar ações conjuntas e buscar soluções para demandas comuns da região.
Entre os principais assuntos da pauta estiveram a assinatura de convênio com o Município de Santo Ângelo e a apresentação do programa “Tudo Fácil Empresas e REDESIM”, assuntos relacionados ao Departamento de Turismo (Detur), além da apresentação do Ecossistema de Inovação da Região das Missões, conduzida pela Oca Missões. Além da pauta principal, ocorreu paralelamente uma oficina de treinamento voltada a secretários municipais da Fazenda e servidores dos setores de licenciamento municipal, abordando temas relacionados à abertura de empresas, emissão de alvarás e modernização dos processos administrativos nos municípios integrantes da AMM.
A assembleia também serviu como espaço para que os gestores municipais esclarecessem dúvidas sobre projetos em andamento, novas legislações e programas governamentais, promovendo o compartilhamento de experiências e a construção de estratégias conjuntas para enfrentar desafios comuns. O encontro reforçou a importância da integração regional como ferramenta para fortalecer a gestão pública e ampliar as conquistas para os municípios missioneiros.
Durante sua manifestação, o presidente da AMM, prefeito João Alberto Aquino Gomes, agradeceu a presença dos prefeitos, vice-prefeitos, secretários e demais equipes técnicas, destacando a importância da participação ativa dos municípios nas discussões da entidade.
“Temos construído um trabalho integrado e colaborativo, que vem fazendo a diferença na conquista de avanços importantes para nossa região e na resolução de demandas históricas dos municípios. A união dos gestores fortalece nossa representatividade e amplia nossa capacidade de buscar soluções junto aos governos e instituições parceiras”, ressaltou o presidente.
A Assembleia reafirmou o compromisso da entidade com o fortalecimento do municipalismo, a qualificação da gestão pública e a promoção do desenvolvimento integrado da Região das Missões.