CARREGANDO

Prefeitos missioneiros buscam recursos e apoio em Brasília

A comitiva de prefeitos missioneiros esteve em Brasília entre 10 e 12 de novembro em busca de recursos, parcerias e apoio institucional para projetos regionais, especialmente relacionados aos 400 anos das Missões.
Publicado em 14/11/2025 12:36:00 por Adriel Schardong

A comitiva de prefeitos missioneiros esteve em Brasília entre 10 e 12 de novembro em busca de recursos, parcerias e apoio institucional para projetos regionais, especialmente relacionados aos 400 anos das Missões. Liderados pelo presidente da AMM, Rodrigo Ribas, acompanhados pelo Secretário Estadual da Cultura, Eduardo Loureiro e a Presidente da ALM Margarete Souza, os gestores cumpriram uma agenda com diversos Ministérios e órgãos federais.

No Ministério da Cultura e no IPHAN, trataram da manutenção do Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo e da ampliação da equipe técnica na região. No TCU, foi confirmada a realização de um evento em fevereiro celebrando os 400 anos das Missões.

No Ministério dos povos Indígenas e das Cidades, apresentaram demandas de habitação para comunidades indígenas e para projetos habitacionais cadastrados. No Ministério dos Transportes e no DNIT, discutiram o andamento da Ponte Internacional de Porto Xavier, além da situação da BR-285 e do trevo de Caibaté.

A comitiva também se reuniu com os Senadores Heinze, Paim e Mourão, que reafirmaram apoio às pautas regionais. No Ministério do Turismo e na Embratur, solicitaram promoção nacional e internacional da Rota Missões e ações de qualificação turística, incluindo estudo de perfil de visitantes e materiais bilíngues.

A viagem também foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso dos Deputados Federais com as demandas da região missioneira. Na CNM – Confederação Nacional dos Municípios, uma reunião com a equipe técnica sanou dúvidas sobre a reforma tributária e outros assuntos referentes a gestão pública municipal.

De acordo com o presidente da AMM, Rodrigo Ribas, a viagem representa um passo importante para o fortalecimento institucional e turístico da região.

“As Missões têm uma importância histórica e cultural enorme, e precisamos garantir que isso se traduza em desenvolvimento, visibilidade e oportunidades para os nossos municípios. Voltamos de Brasília com boas perspectivas e com o compromisso de seguir trabalhando de forma integrada para o crescimento da nossa região”, destacou Rodrigo.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdos do seu interesse. Ao utilizar o serviço, você concorda com este monitoramento.

Para mais informações, acesse a Política de Privacidade.